Armário cápsula, um desafio e uma conquista. Foto: Getty Images

Armário cápsula, um desafio e uma conquista. Foto: Getty Images

Quando se conhece o conceito de um armário cápsula pode aflorar um sentimento de ansiedade. O fato é que sua concepção ajuda na praticidade e sustentabilidade. Quer conhecer essa ideia? Vamos lá, então…..

A melhor definição que encontrei foi essa no blog Manteiga Derretida que diz:

“A ideia é ter um guarda-roupa compacto, mas que permite criar diversos looks, com poucos itens durante uma temporada inteira. Além de economizar tempo na hora de se vestir, ajuda a evitar o consumo impulsivo”.

Ou seja, você monta um armário com aproximadamente 40 peças, com até 60 peças de roupas e que elas conversem muito bem entre si, formando looks versáteis, bacanas e que te representam (SEPARE AS ROUPAS QUE VOCÊ AME USAR).

Deve haver uma proporção entre as peças de baixo (calças, bermudas, saias e shorts) e as peças da parte de cima (blusas, camisas, camisetas).

Cápsula para o verão

Cápsula para o verão

Nesse volume não está incluso sapatos, bolsas e acessórios. Por isso, a melhor parte é que você pode montar uma cápsula para cada estação do ano.

 

Uma cápsula para o inverno

Uma cápsula para o inverno

As vantagens que vejo como profissional em organização são as seguintes:

 

01 – ESPAÇO

Abrir espaço no armário é torná-lo mais prático e funcional.

 

02 – DESAPEGO

Faça um descarte, um desapego radical de peças que você não GOSTA, não USA e que não SERVEM mais.

 

03 – MAIOR UTILIZAÇÃO

Usar com maior frequência todas as peças escolhidas.

 

04 – ECONOMIA

Mais economia e sensatez na hora de comprar, porém, é bem verdade que terá que comprar peças de melhor qualidade por ter que usá-las mais vezes, más dá para comprar roupas boas em brechós onde o custo é sempre mais atrativo.

A princípio, se não quiser investir em peças novas, use sem dó todas as suas, para assim, comprar com menos peso na consciência as roupa novas.

Criatividade no seu armário cápsula

Comece escolhendo o mood board, pois assim, fica mais fácil encontrar os estilos com o qual você se identifica e por que não, estilos que gostaria de seguir e vestir. Baseado neles, crie seu armário.

Separe as peças que mais gosta e USA, as demais você terá que DESAPEGAR DE FATO, pois nesse conceito, essas roupas não podem existir, afinal todas as roupas do armário cápsula tem que ser usadas.

Mood Board do armário cápsula

Mood Board do armário cápsula

 

 

MAS O QUE FAZER COM ESSAS ROUPAS DESCARTADAS?

Venda, troque, doe…

Crie um estoque com as roupas que permanecerem e não estiverem entre as selecionadas. Desta forma, poderá periodicamente substituir do acervo já preparado. “FAÇA COMPRAS DENTRO DO SEU ARMÁRIO”.

Se puder, tire essas peças de circulação, guarde-as numa parte separada do armário, afinal, existem peças ótimas para isso.

Ao contrário do que se pensa, o armário cápsula não precisar contar apenas peças básicas ou de cores neutras, afinal, pode-se ousar e compor o acervo com peças com cores vivas e estampas de sua preferência.

 

Aprenda também: Armários, até que ponto preciso deles?