Fazer o arquivamento dos documentos domésticos e  de toda a  papelada  pode ser trabalhoso, mas acredite, fará em  uma única vez e mantê-lo será mais fácil do que parece.

Separe e identifique  fazendo já o processo de descarte conforme  seu tempo de guarda:

Videhttp://www.bellaordine.com.br/guarda-de-documentos/

Caixas e pastas com documentos identificados

Identifique os documentos em suas pastas

Crie pastas/arquivo:

  • Pessoal/ históricos;
  • documentos do cotidiano;

Dentro da categorização acima, você pode criar sub-arquivos.

 

abasteça cada pasta com os documentos a qual se refira

crie uma pasta para cada documento

 

 

PESSOAL/HISTÓRICOS 

  • documentos: passaporte, títuto eleitor, copias de RG, CNH, fotos 3×4, certidões (nascimento, batismo), entre outros;
  • vida escolar: certificados, diplomas, cursos, históricos escolares, etc;
  • vida profissional (Carteira de trabalho,  de vinculo empregatício (holerites, etc)
  •  saúde  (exames médicos, atestados, carteira de vacinação)
  • históricos:  relacionados a propriedade de bens materiais: veículos, imóveis, notas ficais de equipamentos, registros de autenticidades;  O tempo de permanência é enquanto tiver de posse do objeto ou bem.

os assuntos relacionados a PESSOAL  tem prazo vitalício e por isso  conservada por toda uma vida,

prefira caixas plásticas

caixas plásticas são mais eficientes para conservar

exceto os exames médicos que tem um tempo de guarda adequados a cada situação.

DICA: Para cada membro da casa, crie um arquivo/pasta pessoal, identifique com o nome e utilize cores diferentes para cada um;

 

 

 

DOCUMENTOS/COTIDIANO

 Relacionados ao dia a dia de uma casa, onde podemos sub-dividir por:

  • contas quitadas: luz; telefone, etc ( sub-divida por assunto)
  • contratos de: aluguel, seguro, prestação de serviço, cursos, etc
  • Imposto de Renda (documentos relacionados e as declarações anteriores)

observação: Tenha uma pasta pequena identificada como CONTAS A PAGAR e assim que chegar uma conta, agende e coloque nesta pasta, próximo ao seu escritório, ou onde costuma fazer os pagamentos.  Após o pagamento, arquive-a em Contas pagas na área de documentos do cotidiano.

fácil acesso

documentos organizados verticalmente

documentos organizados em gavetas

documentos arquivados na horizontal

A opção de guarda irá variar com o espaço disponível para isso, que pode ser na vertical ou horizontal.

Não aconselho que guarde os documentos do dia a dia no quarto, apenas os de ordem pessoal, por isso faça duas caixas arquivo.

 

 

 

Veja outras dicas também em: http://www.bellaordine.com.br/guarda-e-organizacao-de-documentos/

Espero ter ajudado.

obrigada por estar sempre conosco e não esqueça de deixar seu  recadinho se gostou dessa matéria e se tiver outras dicas também, vamos adorar saber.

Beijos carinhosos.

Fernanda Piva