Muitas pessoas têm dúvidas sobre como arquivar documentos domésticos. Por isso, fazer o sistema de arquivamento dos documentos pessoais, da família, domésticos e de toda a papelada do dia a dia pode ser trabalhoso, mas acredite, fará em uma única vez e mantê-lo será mais fácil do que parece.

Separe e identifique fazendo já o processo de descarte conforme seu tempo de guarda:

Veja em Guarda de Documentos

Crie pastas/arquivo:

  • Pessoal/históricos;
  • Documentos do cotidiano;

Dentro da categorização acima, contudo, você pode criar sub-arquivos.

Crie uma pasta para cada documento e identifique os documentos em suas pastas.

Crie uma pasta para cada documento e identifique os documentos em suas pastas.

 

 

PESSOAL/HISTÓRICOS

  • Documentos: como passaporte, título de eleitor, copias de RG, C.N.H., fotos 3.x.4, certidões (nascimento, casamento) outros;
  • Vida escolar: certificados, diplomas, cursos, históricos escolares, etc;
  • Vida profissional: por exemplo, carteira de trabalho, de vinculo empregatício, como holerites, etc;
  • Saúde: ou seja, exames médicos, atestados, carteira de vacinação, etc;
  • Históricos: relacionados a propriedade de bens materiais: veículos, imóveis, notas ficais de equipamentos, registros de autenticidades; o tempo de permanência é enquanto tiver de posse do objeto ou bem.

Os assuntos relacionados a PESSOAL tem prazo vitalício e por isso conservada por toda uma vida,

Caixas plásticas são mais eficientes para conservar

Caixas plásticas são mais eficientes para conservar

Exceto os exames médicos que tem um tempo de guarda adequados a cada situação.

DICA: Para cada membro da casa, crie um arquivo/pasta pessoal, identifique com o nome e utilize cores diferentes para cada um.

 

DOCUMENTOS/COTIDIANO

Relacionados ao dia a dia de uma casa, onde podemos sub-dividir por:

  • Contas quitadas: luz; telefone, etc ( sub-divida por assunto)
  • Contratos: aluguel, seguro, prestação de serviço, cursos, etc
  • Imposto de Renda (documentos relacionados e as declarações anteriores)

Observação: Tenha uma pasta pequena identificada como CONTAS A PAGAR e assim que chegar uma conta, agende e coloque nesta pasta, próximo ao seu escritório, ou onde costuma fazer os pagamentos. Após o pagamento, arquive-a em Contas Pagas na área de documentos do cotidiano.

Arquivar documentos verticalmente

Arquivar documentos verticalmente

Arquivar documentos horizontalmente

Arquivar documentos horizontalmente

A opção de guarda irá variar de acordo com o espaço disponível. Ou seja, poderá ser na vertical ou horizontal.

Veja outras dicas também em Guarda e Organização de Documentos

Espero ter ajudado.

Obrigada por estar sempre conosco e não esqueça de deixar seu recadinho se gostou dessa matéria e se tiver outras dicas também, vamos adorar saber.