Quem nunca se deparou com as indesejáveis e pequeninas traças? Apesar de danificarem  roupas e livros, não oferecem riscos a saúde, apenas uma sensação de  que não cuidamos  bem do nosso lar.

Popularmente conhecidas como traças,  elas existem em dois grupos: Thysanura, a famosa traça dos livros e a Lepidoptera, as que ficam penduradas na parede, dentro de uma casquinha, e que na verdade são mariposas.

Guarda-roupas, gavetas , cantos de paredes,  estante, dispensas contendo alimentos e depósitos abandonados, são os lugares preferidos desses insetos, que gostam de viver em cantinhos escuros e úmidos.

Se alimentam de roupas guardadas com resto de pele, cabelo e suor. Gostam também de grãos armazenados, papéis e livros.

Manter limpo e arejado estes locais onde as traças gostam de “morar” e Impedir a formação de pontos de umidade são essências para evitá-las.

Veja algumas dicas caseiras para combater as traças:

Em saquinhos de Organza ou mesmo tecidos porosos (tipo fralda de bebe) faça pequenos sachês com folhas de Capim-limão frescas e picadas e/ou com cravo-da-índia e coloque-os nos lugares onde encontra peças com furinhos ou até mesmo a própria traça. Além de deixar um aroma muito agradável, perfumará a casa e afastara  traças e formigas. Troque o saches de uma a duas vezes por mês.

eliminando-tracas2

 sachet-d-epice

 

 

 

 

 

 

Misture algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda na água que usa para borrifar as roupas antes de passá-las.lavanda

 

 

 

 

 

 

 

Com uma mistura de vinagre branco e água, use para limpar os móveis (fique atento ao material dos móveis). Coloque partes iguais dos dois itens em um borrifador e use como um lustra-móveis. A acidez fará com que os bichinhos passem longe da sua casa.po

Está mistura também é excelente para conter o mofo, assim como pedrinhas de gesso e giz de lousa, aqueles usados por crianças para colorir.
img_8064

mofopote 2

 

 

 

 

 

 

 

 
Para acabar com possíveis ovos de traças depositados em suas roupas, não deixe de passá-las com o ferro quente ou, se possível, secá-las na máquina de secar roupas.passa roupas

 

 

 

 

 

 

Aspire a casa com freqüência, principalmente naqueles cantinhos escondidos onde a vassoura não alcança. Só dessa forma, você consegue retirar os casulos, mas não esqueça de limpar ou jogar fora o saco .do aspirador.

aspirador

 

 

 

 

 

 

 

A serragem de cedro evita o cheiro de mofo e também está na lista de cheiros que as traças odeiam. Espalhe os saquinhos com a serragem pelos armários da casa.

bolas-cedro

 

 

 

 

 

 

Importante:

A naftalina foi a primeira opção na hora de acabar com diversas pragas, inclusive as traças. Porém, o vapor liberado pela substância química pode ser tóxico para humanos e animais. Portanto, as soluções naturais e os produtos específicos vendidos no mercado são as melhores opções atualmente.

Papeis e caixas de papelão trazidas para dentro de casa podem ser transportes de traças, por isso tenha cuidado.

 Óleos com substâncias voláteis e odores fortes, como cravo-da-índia, canela, lavanda e alecrim, folha de louro, podem afetar os sentidos de orientação das traças, impedindo sua aproximação.