Woman Pushing Shopping Cart --- Image by © Royalty-Free/Corbis

Em tempos de crise e de compras conscientes e sustentáveis , a ida aos supermercados necessitam  de ajustes para atingirmos  resultados ecologicamente corretos e economicamente atrativos, pois quem nunca foi ao mercado para comprar apenas um pacote de pão de forma e acabou saindo com dezenas de sacolas? 

Vamos deixar aqui algumas dicas para tornar suas compras econômicas e eficientes. 

01 – NUNCA COMPRE COM FOME:  A fome faz com que compremos por impulso e  levando itens desnecessários.

02 – COMPRE MENOS: Uma parada rápida para comprar apenas um item transforma-se em uma dúzia de sacolas do supermercado, EVITE compras pequenas, programe-se de acordo com a rotatividade de consumo na sua casa.

03- PESQUISE O QUE FALTA: Ao planejar um cardápio, verifique se possui todos os ingredientes  na geladeira, freezer e dispensa. 

04 – FAÇA LISTA:  Verifique o que realmente falta na dispensa, geladeira e freezer e faça a  lista, além de  economizar financeiramente, ganhará tempo e não haverá o estresse de ter esquecido algo. Mas, atenha-se a elas, seja disciplinado. (acesse nossa lista para supermercados e imprima apenas o que precisa: (http://www.bellaordine.com.br/category/dicas/)

05 – APROVEITE PROMOÇÕES: Planeje suas compras em períodos ou dias em que os supermercados promovam promoções de produtos, você pode ter uma economia de até 50%. Fique atento nos prazos de validade. Não seja fiel as marcas, muitos produtos de ótima qualidade  encontra-se como  genéricos . Pesquise, compare.

06 – NÃO LEVE COMPANHIA: Procure ir sozinha. Em especial, as crianças tem o poder de persuasão, CUIDADO!

07.  FIDELIDADE: Seja fiel a você e não aos estabelecimentos. Se tiver tempo, compare os preços. Não compre sempre no mesmo lugar, diversifique, você notará  diferenças.

08. CUIDADO COM “COMBOS”  E  EMBALAGENS: muitas vezes embalagens grandes, lindas, novas e com muita quantidade não são necessariamente as mais  econômicas. Verifique o preço por unidade, grama. Desta forma está comprando com o melhor preço. 

09. ESTAÇÕES DO ANO SÃO ALIADAS:  Coma alimentos da época,  além da economia, terá mais frescor e melhores sabores.

10. QUANTIDADE GRANDE TAMBÉM PODE: só se o preço for mais baixo por unidade e se a família consumir sem desperdício.  

11. PENSE NA SAÚDE: Prefira alimentos frescos, os processados contém mais conservantes, sódio e custam mais.

12. EQUIPE O PORTA-MALAS: Tenha sempre no porta-malas caixas e sacolas para as compras, evite as “sacolinhas”, conforme as compras vão passando no caixa, você pode condicionar os produtos  nas sacolas já organizando-os para a hora de guardá-los . Deixe também uma caixa de isopor para os produtos congelados e laticínios.

compra-impulso-egestora

 

Boas compras!

 

 

texto baseado no livro:acabe com a bagunça de Cynthia T. Ewer.