Vamos falar da difícil tarefa em organizar papéis, sejam eles em casa ou no trabalho.

Existem vários tipos de papeis que invade nossa vida praticamente todos os dias. Até pela janela dos automóveis  é uma chuva de papeis, não é mesmo?.

Para que eles não acumulem, é importante que você identifique os que realmente tenham  importância para você, e os organize da seguinte forma.

Etapa 1: Para  papéis  sem o menor valor, aqueles de propaganda e afins,  o destino dos mesmos nada mais é que o lixo,  exceto o que você tenha interesse, porém descarte de forma consciente,reciclando-os.

Viu!?  Você já conseguiu eliminar um tipo de papel.

Etapa 2: Sabe aqueles cardápios de pizza, e outros serviços de  delivery  que quando  se precisa nunca achamos os panfletos?Arquive-os  todos reunidos numa pasta, ou numa caixinha, e coloque numa gaveta próxima ao telefone.  O mesmo para prestadores de serviços  de sua confiança como: pet shop, encanador, pedreiro, marceneiros, dentista, salão de beleza entre outros. Você abada de realizar mais uma etapa.

 

Etapa 3.O período de guarda dos papeis importantes variam, e você deve estar atenta a isso. Vamos lá.

Existem os documentos históricos e estes devem ser guardados separadamente de todos os outros, pois o tempo de guarda é permanente, mais quais são eles: Certidões de nascimento, casamento, óbito, testamentos, escrituras, (enquanto for proprietária do imóvel), documentos do carro ( recibo de venda  – enquanto for proprietário do veículo).

Etapa 4: Há também os documentos que possuem validade: apólices de seguros, contratos,  enfim, todos os que possuírem datas de validade e que  podem ser descartados após o vencimento.

Etapa 5: Para os documentos referente a pagamentos como contas de água,energia, telefone, internet, cartões de crédito; convênios médicos, mensalidades escolares, alugueis, condomínios, o ideal e sugerido é que a guarda seja de 05 anos.

Etapa 6: Documentos relacionados ao Imposto de Renda, devem ser guardados também por 05 anos, porém quando o assunto é Receita Federal, minha sugestão é que se guarde por 10 anos.

Etapa 7: Os exames médicos também requerem cuidados, ainda mais quando existir  históricos de tratamentos. Guarde-os  todos até que receba a liberação médica, e quando não, sugiro a guarda do ultimo exame. Para que fiquem organizados, estabeleça uma pasta para cada membro da família. As pastas sanfonas  são ótimas  alternativas .

Os documentos históricos  e médicos, podem ser guardados em pastas  separadas para cada membro da família, ou uma única pasta para todos e subdividi-la .

Os documentos que tiverem  o mesmo tempo de guarda, podem ser reunidos numa pasta  ou envelopes anuais, assim, após cinco anos, a pasta pode ser descartada também de forma consciente.

No mundo da organização, existem produtos ótimos para ajudar nesta empreitada, veja:

Caixas-arquivos; revisteiros; bandejas e caixas  organizadoras de mesa e de gavetas, lixeiras, etc..

Não acumule papeis em montes, faça a guarda diariamente ou semanalmente, dedique alguns minutos do seu dia ou da semana.

Um abraço e espero ter ajudado!

 

Fernanda Piva.  😉

pasta-sanfonada1