Na hora de organizar a casa, os espaços de responsabilidade do  papai acabam  sendo  as áreas da garagem, deposito, sótão e porão.

organizacao_garagem_04

depósito organizado

 São nesses espaços que ficam as maiores bagunças e objetos esquecidos da família, por isso Vejam as nossas dicas para ajudar o papai a organizar:

01 – Inventário

Faça um inventário de tudo  que  manterá  e  ao mesmo tempo  descarte o que não utiliza-rá  mais. Aproveite   e limpe  os locais conforme for desocupando, as prateleiras, armários e bancadas.

02 – Categorize

No chão, especifique  o local com tipo  de objetos e vá separando para cada destino final: descarte; doação; reciclagem, venda, conserto/ limpeza e guardar.

03 – Sub-categorias

Para os objetos remanescentes crie as sub-categorias,  classificadas de acordo com o assunto envolvendo o objeto:  Exemplo:   Esporte,  veículos, churrascos,  jardinagem, festas/eventos, manutenção  e outros.

04 – Libere espaços

IMPORTANTE: A Vida de uma família muda sempre, existem as fases: sem filho, filhos pequenos, filhos adolescentes, adultos e novamente sem filhos. Essas analises  servem para se dar conta que alguns objetos não tem e mais a necessidade de estarem por ali.

Se sua família  guarda objetos dos filhos que já não vivem mais na mesma casa, esse é o momento certo para perguntar se ainda desejam os objetos ali estocados. Determine o prazo de algumas horas (pode ser dias ) e se a resposta for sim, peça que venham buscá-los e se for não, DOE.

Leve ao destino  certo tudo o que será doado, consertado  e descartado, ( lixo, reciclagem, doação, consertos externos), desta forma, ao retomar à arrumação, ganhará espaço e leveza.

 “Começa o segundo tempo”

Precisará de; caneta, etiquetas, potes, caixas, tesoura, régua, martelo, furadeira, pregos, parafusos, pano, balde, escova de limpeza, vassoura,  talvez tinta e pincel.

ORGANIZAÇÃO DE GARAGEM 3

painel de ferramentas

Lave tudo que estiver sujo. Coloque para secar.

Certifique-se que os locais já estão aptos a receber os objetos limpos e comece a guarda organizando.

Potes e caixas transparentes  ( evite as caixas de papelão, elas são atrativos para insetos indesejáveis )de vários tamanhos são ótimos aliados nessa etapa  e se optar por caixas que não sejam transparentes,  identifique-as com etiquetas, definindo o conteúdo.

garagem estante jardinagem bhg

Potes de vidros são ótimos  para guardar: pregos, botões, parafusos  entre outros.

Itens pesados são guardados  na parte de baixo e para as coisas leves, reserve as partes de cima.

Objetos de uso  frequente ficam  nos locais de fácil acesso.

veja também: http://www.bellaordine.com.br/area-de-servico-tambem-merece-organizacao/

 

*Texto baseado no livro de  GeralinThomas – Reorganize a sua casa