11 97194-4184 [email protected]

Dignidade para todas as idades!

O menos é mais, assim não exagerem em móveis e objetos desnecessários no quarto de uma pessoa idosa. Cautela e visão são requisitos básicos na hora de decorar,  otimizar,  deixar confortável, prático e seguro o quarto de quem um dia cuidou de você tão bem.

O descarte de objetos e roupas não é tão fácil assim para as pessoas mais velhas, existe a questão do apego, pois ao longo dos anos, já passaram por várias perdas de pessoas queridas e um simples objeto remete a presença e lembranças destes entes queridos, por isso devemos ter respeito, cuidado e persuasão para fazer com que aceitem o descarte e modificações necessárias.

Segundo médicos especialistas, a eliminação de objetos sem autorização pode acelerar problemas crônicos de saúde, por isso, sempre consulte e tenha um profissional qualificado para auxiliar nesta hora. Profissionais da Bella Ordine, tem treinamento para isso, e total conhecimento e preparo para lidar com essas situações.

Falando ainda em decoração, devemos evitar:  tapetes, cortinas longas de tecidos, cobre- leito grande  e longo que arrastam pelo chão, pois são principais responsáveis por quedas.

 

quarto-idoso-x-1

O que deve ter num quarto da terceira idade:

Uma bela cama e poltrona confortáveis, cômoda, mesa de apoio ou criado mudo, abajur ou pendente direcionado, armário (guarda-roupa), jarra com água fresca, livros. Caixa de remédios, telefone móvel, agenda telefônica, tablete, uma TV, rádio, entre outros.

Falando de item a item e começando pela cama, o ideal é que ela tenha  altura proporcional ao do usuário, ou seja,  que ele coloque toda planta do pé no chão ao se sentar nela.

cama-idoso-ok

A poltrona é um item importante que não pode faltar, por isso deve ser   confortável, com almofadas macias porém  que não afundem, encosto alto,  braços para que ele possa relaxar melhor e ter firmeza ao levantar;

poltrona-5                      poltrona-4                  poltrona-idoso-3

Baixa                                                     alta e sem braços                                                            Ideal

Quando escolher a cômoda, invista em qualidade, ou seja, que as gavetas deslizem com facilidade na hora de abrir e fechar e nela guarde roupas íntimas, fraudas geriátricas (caso use), toalhas e roupas de cama;

O criado mudo, a mesa de apoio ou a cômoda devem estar entre a cama e a poltrona e neles podemos colocar:  Um jarro com água, um copo, telefone, agenda com telefones importantes (filhos, irmãos, amigos próximos, emergência), livros, revistas, remédios.

comoda-x-cama-x-poltrona

Se optar por uma mesa de apoio escolha um modelo reforçado (pesada) para que ele possa se apoiar caso necessite. Fixe o abajur na mesa para que não tombe e caia, de preferência aos de chá ou pendentes direcionados e fixados na parede ou teto.

mesa-apoio-x

Nos Armários ou guarda-roupas pendure o máximo possível as roupas para que facilite a visualização, na parte de cima do maleiro e nas partes mais baixas do armário coloque tudo que não use com freqüência, pois os idosos sentem dificuldades tanto para agachar e levantar e em hipótese alguma devam utilizar escadas e bancos para alcançar as partes altas dos armários.

Guarde as roupas por tipo de peça, cores, texturas e estilo. Coloque etiquetas legíveis e grandes identificando o que está guardado em cada

O interruptor de energia deve ser paralelo e que um fique próximo a cama.

Para a medicação, todo o cuidado é pouco e para que não haja dúvidas ou esquecimentos é importante um “prontuário” com a indicação de dosagem, horário de ministrar e a  confirmação de uso, ( isso facilita muitos para a pessoa que cuida de idosos acamados ou mesmo para aqueles que auto se medicam. Fixe-o em um porta documentos na parede).

É importante que tenha uma caixinha de lembranças, com algumas fotos, recordações, etc. Nessa idade o fator nostalgia é muito presente.

 

Vamos cuidar com carinho desses que um dia nos ensinaram a andar, falar e viver.

 

Um abraço!

Fernanda Piva