Cuidados especiais com suas bolsas de tricô e crochê! Foto: Getty Images

Cuidados especiais com suas bolsas de tricô e crochê! Foto: Getty Images

Cuidados especiais com suas bolsas de tricô e crochê na hora de guardá-las e organizá-las é fundamental para sua boa conservação, afinal, se analisar, quando são confeccionadas manualmente, passam a ser peças únicas, e isso as tornam especiais e como a palavra mesmo diz, únicas.

Confesso! Sou apaixonada por peças em tricô e crochê. Desde bolsas até mantas. Acho tudo muito feito com tanto capricho que me encantam!!! E aquelas florzinhas, as chamadas rococós, uma fofura.

Guardá-las, lavá-las é sempre um desafio, fico até sem vontade de usá-las, pois só de saber o trabalho que terei, me desanimo, e isso me incomoda, pois amo estar com elas.

As minhas por exemplo, considero peças de estimação, como se fossem jóias raras, então cuido com muito zelo mesmo.

Veja essas dicas :

 

1 – GUARDE-AS SEMPRE LIMPAS

Retire tudo que tiver dentro, faça uma “faxina” na sua bolsa. Passe uma escova sem fibras , por dentro, e bem suavemente por fora, deixe-as um tempo arejando, tomando uma ventilação antes de guardar. Evite deixar direto ao Sol.

 

2 – CUIDE DOS ACESSÓRIOS

Verifique que os acessórios como botões, ganchos e zíper estejam bem fechados para não correr o risco de enroscar em outras partes da peça;

Antes de lavar sua bolsa, tire os acessórios feitos em outro material!

 

3 – LAVAGEM

Se precisam de lavagem, siga a risca as orientações do fabricante e caso a confecção tenha sido caseira, é importante todo o cuidado para que a peça não deforme, meu conselho é desmonta-la. Tirar fechos, presilhas, cintas, forros, e lava-la suavemente à mão, usando um tanque ou uma bacia. Use sabão líquido para roupas delicadas em pequena quantidade, dilua bem e mergulhe toda a peça dentro da água. Deixe que absorva bem a água e aperte repetidamente a peça. Nas partes que com manchas ou sujeirinhas, esfregue bem delicadamente. Mergulhe a peça quantas vezes forem necessárias na água.

Não torça nunca sua peça de tricô ou crochê. Para enxaguar use água corrente no tanque. Se quiser usar amaciante, use em pouca quantidade e repita o processo de enxague.

Nunca pendure seu trico e crochê no varal. Numa superfície lisa, coloque um tecido limpo e claro (pode ser uma toalha de banho) e coloque sua peça para escorrer, até ficar bem enxuta. Em seguida, pendure no varal mas sempre no formato horizontal, nunca vertical. Caso o seu varal não permita fazer isso, deixe a peça sobre a superfície reta e lisa, troque apenas a toalha.

Depois de secá-la bem a sombra, comece a re-montá-la colocando botões, zíper, as alças, os bordados costurados, enfim, tudo que precisou retirar da bolsa.

 

4 – hora de guardá-las

Bolsas estilo bag não precisa guardar em pé!

Para as bolsas de modelo Bag ou mochila, sobre uma base ou tábua de passar roupas estique-a bem coloque as alças para dentro do compartimento e guarde-as esticadas numa gaveta, nicho, cômoda, caixas com respiro. Tendo mais que uma do mesmo modelo, siga o mesmo procedimento e coloque uma em cima da outra como se fosse camisetas e pode deixar ainda melhor colocando cada uma num saquinho de TNT com visor para protege-las e evitar que enrosquem uma nas outras. Para tamanhos grandes, faça apenas uma dobra e siga esse mesmo procedimento.

Bolsas estruturadas devem ser guardadas com enchimentos apropriados.

As bolsas estruturadas o ideal que as guardem em pé. Use os enchimentos apropriados , ou se preferir faça você mesma com plastico bolha limpo, almofadas que já não usa mais e que sejam do tamanho apropriado, ou até mesmo boias de piscina.

LEMBRE-SE: Organizar antes de mais nada tem que ser prático, econômico e eficiente.

Veja também: Sabão, amor e carinho na hora de cuidar das roupas.